Canavieiras adequa maternidade ao conceito da Rede Cegonha

Hospital e Maternidade Régis Pacheco
Ascom

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, aprovou o projeto de implantação da Maternidade do Hospital Municipal Régis Pacheco no conceito da Rede Cegonha. Segundo o prefeito Almir Melo, com a liberação dos recursos, a Prefeitura iniciará imediatamente as obras de adequação da área física do hospital – ao lado do pronto-socorro – ao novo conceito.

Explica a secretária municipal da Saúde e Saneamento, Roberta Barros, que a Rede Cegonha é uma rede de cuidados que assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, a atenção humanizada à gravidez, parto, abortamento e puerpério. O programa também assegura às crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.

A saúde é um dos setores do Governo da Reconstrução que tem recebido atenção especial, por representar um dos direitos assegurados na Constituição Federal. “Desde que assumimos o governo que estamos em constante ampliação desses serviços, no sentido de oferecer à população um serviço de qualidade e com prontidão”, ressaltou Almir Melo.

No entender da secretária Roberta Barros, a Rede Cegonha propõe a humanização do atendimento médico-hospitalar com um novo modelo de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança. Para isso, essa rede de atenção tem o objetivo de garantir o acesso, acolhimento e resolutividade, com a redução da mortalidade materna e neonatal.

Entre as diretrizes da Rede Cegonha estão a garantia do acolhimento com classificação de risco, ampliação do acesso e melhoria da qualidade do pré-natal; garantia de vinculação da gestante à unidade de referência e ao transporte seguro; garantia das boas práticas e segurança na atenção ao parto e nascimento; garantia da atenção à saúde das crianças de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade; e garantia da ampliação do acesso ao planejamento produtivo.

Na avaliação da secretária Roberta Barros, o trabalho de humanização do atendimento dos serviços de saúde vem sendo implantado desde o ano passado, com a adequação das instalações das unidades de saúde e do Hospital Régis Pacheco. “O Governo da Reconstrução vem investindo na melhoria das instalações e na constante capacitação dos profissionais da saúde, com a finalidade de prestar um serviço de melhor qualidade”, frisa a secretária.

Roberta Barros cita como um exemplo a reforma para a reativação do centro cirúrgico do Hospital Municipal Régis Pacheco, em setembro passado, oportunizando a realização de partos através de cirurgias cesárias. Antes, as gestantes que necessitavam desses serviços eram obrigadas a se deslocar para outras cidades em busca deste tipo de atendimento.

Para a secretária, a evolução dos serviços prestados tem sido uma constante em Canavieiras, e, segundo ela, para chegar ao nível de atendimento atual, foi necessário realizar um trabalho de planejamento e executá-lo com determinação, priorizando as principais demandas da população. A rede de atenção Básica também tem sido alvo de atenção, no sentido de prestar o primeiro atendimento ao paciente. Para isso foi criado um programa de atendimento médico ao interior (povoados e zona rural), com três visitas semanais das equipes médicas.

Outubro RosaOutubro é um mês dedicado à saúde da mulher. Por isso, a Secretaria de Saúde de Canavieiras preparou para todo o mês de outubro uma programação diversificada com o objetivo de chamar a atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Haverá palestras nas unidades de saúde, orientação dobre o autoexame das mamas, bem como serão intensificadas as ações de prevenção ao câncer de colo e de mama e a oferta de exames preventivos ginecológicos.

As ações são voltadas para a campanha "Outubro Rosa", movimento popular internacional que estimula a participação da população na luta contra a doença.Vale lembrar que todas as unidades de saúde de Canavieiras realizam o preventivo (exame ginecológico para diagnóstico do câncer de colo de útero).